quarta-feira, 21 de julho de 2010

Sugestão de Leituras que TODO educador deve fazer para compor sua formação!






Estudar Estudar Estudar...Essa atitude deve compor a vida docente de forma tão corriqueira como se bebe água ou como se troca de roupa! Nós que somos educadores precisamos encarar a vida profissional da gente como uma espécie de religião quando se trata de impregnar o hábito de estudar, ou seja, falo não da parte da alienação que acontece aos religiosos em geral, mas da importância de tornar a vida intelectual, científica do educador uma rotina fomentada em livros, poesias, cultura das letras, cultura da busca, da sede pelo saber...Precisamos "sugar"o que há de mais poético, mais romântico, mais sensato, mais cuidadoso, mais elaborado, mais desafiador, mais encantador no mundo para o nosso universo teórico e metodológico da vida de educador...Por isso, deixo nesse próximo e breve post algumas boas leituras, ricas em pesquisas que farão de vocês visitantes melhores educadores...Compre, peça emprestado, alugue na biblioteca mais próxima, procure num sebo, faça qualquer coisa, mas leia, pesquise e descubra esses livros e autores que cada um deles fez uma enorme marca na minha vida profissional e provocaram em mim uma mudança positiva de atitude DOCENTE!

2 comentários:

Ricardo B. Marques disse...

Muito bem,, Regina, gostei bastante da postagem! Quisera que todo educador fosse verdadeiramente apaixonado pelo que faz... (Ricardo Marques)

Aretuza disse...

Boa Rê... muito bom o seu recado... passei agora neste concurso e pedir para ser lotada numa creche, por conta do meu projeto com a Sílvia Helena (UFC), estou mais do que decepcionada com a formação acadêmica e cultural das professoras. acredita que as colegas não sabiam o que era a BIENAL do livro????? fiquei estarrecida. minha coordenadora é uma chucra, tosca... é vergonhoso conversar com ela. depois dessa não vou nem ousar perguntar quem foi PAUlo FReire, Cristovão Colombo (rsrsrs). É vergonhoso. e o pior são nossas irmãs em Cristo, pode??? elas batem no peito e dizem: eu só leio a Bílbia!!! deviam é ter vergonha de fazer um trabalho tão pobre. isso pra mim é um péssimo testemunho. fazer o quê, né!?!?!?!